quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pessoas já leram e refletiram sobre essa crônica

. de vista


Para quem leu minha publicação “Sintonize-se”, não irá ler muitas novidades aqui, mas de qualquer forma sua visita a essa postagem não foi por acaso, deve ler e refletir, assim como sugere o título do blog.


Ponto de vista é uma opinião pessoal exteriorizada, ou simplesmente refletida sobre qualquer situação em que nos deparemos, por um dos nossos cinco sentidos. É difícil, quase impossível não tem um ponto de vista sobre qualquer coisa que apareça, ou até mesmo que não apareça. No fundinho temos sempre um ponto de vista, mas muitas vezes guardamos para nós mesmo.

Estou começando a escrever nessa semana dessa forma porque isso é fundamental para a reflexão do texto.

Seu ponto de vista é a forma como você vive, como interpreta cada situação que acontece e também que não acontece na sua vida. Vamos ao exemplo:

O que você vê na foto?








Árvores com frutos? Alegria dos personagens? O cachorro brincando com a borboleta? As crianças se deliciando com o piquenique?

Não ????? Deu atenção para a barata na foto?

Pois é pessoal, nosso foco está direcionado a essas coisas enquanto a beleza da vida nos é servida todos os dias, desde quando amanhece até a hora em que nos dirigimos para a cama. E estamos dando atenção para que? Para o transito infernal ou para o céu estrelado de lua cheia, para a garça no meio do lado da praça saens pena ou para as notícias penduradas na banca de jornal (Marido descobre que a mulher o traía, e serra o corpo do amante e faz ela comer, Tsunami no deserto do Saara...etc...etc). Exaltemos as qualidades, tentemos modificar os defeitos, vamos parar de apontar o indicador, vamos abraçar nobres causas, pessoas, o mundo....o mundo é a nossa casa!

Observe o canto dos pássaros ao invés de buzinar, ao invés de alimentar uma fofoca, mude o assunto da prosa.
Mude seu ponto de vista em relação ao que presencia.

Já coloquei essa parábola em outra publicação, mas ela cabe direitinho nesse tema


Certa vez em um castelo na idade antiga, seu rei muito vaidoso, perdeu seu dedo em um dia de treinamento com seu primo numa luta de espadas. Após os primeiros socorros e alguns dias passados, mandou chamar Arístes, seu conselheiro, e lhe perguntou:

- Arístes não sou mais o mesmo homem! Sem um dedo me sinto incapaz, estou debilitado, Deus não gosta de mim, ele me puniu...

Arístes se limitou a dizer:

- Veja pelo lado bom!

O rei indignado não acreditava que estava ouvindo uma afirmação de tanto desgosto para a ocasião e chamou seus guardas lhes ordenando que prendessem Arístes, pois mais nenhum conselho contra a sua vontade gostaria de ouvir. Passados alguns anos o rei estava na floresta caçando uma raposa quando foi capturado por uma tribo de canibais. Colocaram fogo na lenha embaixo do caldeirão e trataram de despir o tal rei. Quando em um momento um pigmeu verificou que a mão esquerda do rei não possuía todos os cinco dedos, sendo assim a tribo não poderia prosseguir com o ritual, pois segundo seus ancestrais, nenhum ser ‘imperfeito’ poderia ser comido pela tribo, era a exigência de um dos seus Deuses.

Após ser liberado pela tribo e adentrar pelo castelo, ofegante, o rei mandou trazer o Arístes imediatamente, chegando a sua frente o rei ainda assustado comunicou o ocorrido para o seu antigo conselheiro:

- Arístes fui sequestrado por uma tribo de canibais e não me comeram porque eu não tinha os cinco dedos.

Como eu lhe disse alteza:

- Veja pelo lado bom!

E o rei achando que iria colocar o conselheiro numa situação embaraçosa lhe pergunta:

- Se existe lado bom nisso, então porque deixou que fosse preso injustamente?

Aristides com a calma de sempre lhe sorriu e disse, de uma vez por todas para que o rei acreditasse:

- Alteza, o senhor esqueceu que eu sempre ia caçar com vossa alteza? Se eu estivesse com o senhor, eu teria sido devorado pelos canibais.

Por mais que não tenhamos sabedoria para entender no momento o lado bom sempre existe!



Beijo em paz, com quem está com a paz.

Até quinta, Thatha acorda!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. muito bom com sempre!!!Adoro amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Acordei Léozinho!

    E acordei com o olhar de criança curiosa... Aquele olhar que perdemos quando nos tornamos adultos e passamos a notar mais as 'baratas'. Acordei com o olhar de quem ainda tem muito o que aprender, a conhecer e sob novas perspectiva, muita mais positivas. E entendo tua mensagem. Muitas vezes achamos divertido divulgar, disseminar uma fofoca, uma piada, mas nos escondemos como temos que demonstrar carinho, amizade, solidariedade, amor... Pois então, se o mundo tem que mudar, que comece eu mudando. Mudando minhas atitudes, comportamentos, pensamentos. Tenho uma nova chance, chance de ser melhor! De olhar o mundo com os olhos de quem acaba de nascer e tem muito a descobrir e fazer.

    Obrigada meu amigo, por tudo! Obrigada também à sua rede de amigos que esteve comigo todo esse tempo através de orações e boas vibrações. Espero que que todos sintam-se amados por mim.

    Beijo, Thatá.

    ResponderExcluir