quarta-feira, 4 de agosto de 2010







O que carregas no "saco" ?






Me sinto levado a escrever sobre um comportamento com o qual me deparei algumas vezes, e com pessoas diferentes nessa semana que passou, quando ao entrar no messenger, li a expressão ‘Tô de saco cheio!’, tão comum de encontrarmos em nosso dia a dia. Então, resolvi parar para pensar a respeito e pude chegar à conclusão que, todos nós, em diversos momentos de nossas vidas já usamos a figura de linguagem em questão, mas em nenhuma das vezes em que falamos a tal expressão do ‘saco’, nos referimos a ele como estando cheio de bons sentimentos ou pensamentos.

Assim como você, também fiquei surpreso, pois não havia pensado ou percebido que esse ‘desabafo’ sempre ocorre de forma pesada e negativa. Por osmose de velhos hábitos que arrastamos durante os anos de nossa existência e que, necessariamente, deveríamos extinguir do nosso corriqueiro dia a dia. Ou melhor, deveríamos substituir o momento de usar a expressão, para um ‘Tô de saco cheio’ de felicidade, de compreensão, de amor para dar, por maior que seja o espanto que possamos causar ao nosso redor.

Pois bem, queira surpreender ao mundo dizendo: Estou com o saco cheio de vontade de te ajudar, com a amor, de vontade de ser uma pessoa melhor, contribuindo assim para que o mundo também possa ser. Acredito que esse pensamento deve ser adotado por aquela pessoa que percebeu que reclamar de determinadas situações da vida ou da imperfeição das pessoas que estão à sua volta não resolve, ameniza ou esvazia o saco.

A questão é que esse ‘saco’ meus amigos, nada mais é que os vossos corações! Não tens paciência, mas queres que tenham paciência contigo. Não tens compreensão, mas queres que te compreendam... E assim por diante!

Enfim, cada um sabe quando usa essa expressão e se deve ou não alterar o que carrega dentro dele. Saiamos então do papel de vítimas! Sejamos humildes e sinceros em nossa auto-crítica e vamos admitir para o nosso eu que precisamos mudar, mudar para assim evoluirmos em direção à Deus, seguindo os passos de Jesus.

Vou antecipando, para todos que estão lendo e ainda não começaram a mudar seu modo de viver, que essa mudança que estou propondo é uma tarefa muito difícil, dá muito trabalho, mas como diz meu amigo Victor : "Cresça ó homem."



Até a próxima quinta-feira, fiquem em paz!

Léo Saraiva

P.S.: Essa crônica é baseada e inspirada nos ensinamentos que venho recebendo toda quarta-feira nas palestras. Dedico a todos os meus irmãos, dos dois lado da vida que elaboram as palestras sempre nos trazendo palavras de paz, incentivando o crescimento espiritual e a construção de uma sociedade melhor.

5 comentários:

  1. Meu amigo,
    Você anda muito bem assessorado, escrevendo muito bem e caminhando na luz.
    Que lindo!!!!!!!!!!!
    É amigo a reforma íntima é muito difícil.
    Procurar a a verdadeira felicidade e evolução tb.

    Estou muito feliz.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Li, e concordo q é algo importante para pensar...tornando essa expressão tão comum, em algo voltado a coisas boas, o mundo talvés se enchesse de esperança e se tornaria melhor.
    Parabéns pela observação.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ler esse texto com essa trilha sonora ao fundo deu à narração algo tão sublime, um estado de calmaria e paz que nos disperta e nos faz refletir muito sobre a vida, sobre o mundo.

    Adoro seu blog Léo, voc já sabe disso, né?!
    Leitora nº 1 (risos) Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, quantas vezes não usei a expressão 'TÔ DE SACO CHEIO' para me lamentar, muitas vezes por algo tão banal como uma roupa que num determinado dia parecia não me cair bem... Mas nunca parei para 'berrar' ao mundo que que eu estava de saco de coisas boas. Acho que usar a expressão de forma negativa está tão incurtido em nossa sociedade que, quando usamos de forma positiva isso causa estranheza ou mesmo deboche por parte daqueles que não conseguem ver que podemos e devemos sim encher o saco de coisas boas. Hoje eu posso dizer ao mundo que meu saco está cheio...de paz, de amos, de tranquilidade, de amizade, de felicidade, de bons sentimentos. E ainda há espaço para muito mais. Com a graça de Deus!

    Obrigada, amigo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Leo,
    Maravilhosa sua interpretação!!!
    De uma sensibilidade e evolução espiritual...
    Obigada por me ajudar a refletir!
    Bjsssssss
    Helena Hallais

    ResponderExcluir