quinta-feira, 19 de agosto de 2010




A hora é agora !






Ele quase não viu a senhora com o carro parado no acostamento, mas percebeu que ela precisava de ajuda. Assim, parou o seu carro e se aproximou. O carro dela cheirava à tinta de tão novinho. Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada. Ninguém tinha parado para ajudar durante a última hora.
Ele iria aprontar alguma coisa? Ele não parecia seguro; parecia pobre e faminto.
Ele pode ver que ela estava com muito medo e disse:
“- Eu estou aqui para ajudar madame. Por que não espera no carro onde está quentinho? A propósito, meu nome é Bryan".
Bem, tudo o que ela tinha era um pneu furado, mas, para uma senhora, era ruim o bastante.
Bryan abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo ele já estava trocando o pneu. Mas, ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos.
Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de St. Louis e só estava de passagem por ali. Disse que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda.
Bryan apenas sorriu, enquanto se levantava.
Ela perguntou quanto devia (qualquer quantia teria sido muito pouco para ela). Já tinha imaginado todas as terríveis coisas que poderiam ter acontecido se Bryan não tivesse parado.
Bryan não pensava em dinheiro. Aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade. Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo. Ele respondeu:
“- Se realmente quiser me reembolsar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda de que ela precisa”. E acrescentou: “... e pense em mim”. Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi.
Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem, indo para casa, desaparecendo no crepúsculo.
Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restaurante. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante um tanto sujo. A cena inteira era estranha para ela.
A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso. Um sorriso que, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho com os pés doendo, não pode apagar.
A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela não deixou a tensão e as dores mudarem sua atitude.
A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco na vida podia tratar tão bem a um estranho. Então se lembrou de Bryan.
Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem dólares, a senhora se retirou. Já tinha partido, quando a garçonete voltou. A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais 4 notas de cem dólares.
Havia lágrimas em seus olhos quando leu o que a senhora havia escrito.
Dizia: “Alguém me ajudou uma vez e da mesma forma eu a estou ajudando. Se você realmente quiser me reembolsar, não deixe este círculo de amor terminar em você”.
Bem. Havia mesas para limpar, açucareiros para encher e pessoas para servir. Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixara escrito.
Como pode aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disto?
Com o bebê para o próximo mês, como estava difícil. Ela virou-se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo macio e sussurrou:
“- Tudo ficará bem, meu amor. Eu te amo Bryan”.

Muito boa né?! Acabei de trocar de parábula para a nossa surpresa . Lila, só abri agora (Quarta 23:30), acredita?

No fim de Maio deste ano fontes (Veja on line) apontavam que o filme Chico Xavier fora visto por mais de Três milhões de espectadores desde a sua estreia em abril.

Pergunto Três milhões de Espíritas?

Não! Três milhões de Católicos, Cristãos, Umbandistas, Judeus e até mesmo muitos Evangélicos e Ateus. Pessoas que voltaram sua atenção ao longa metragem, que de forma resumida, contou a vida de um homem que viveu para a caridade, despertando em muitos a curiosidade da psicografia e os mistérios para o desconhecido pela maioria do mundo espiritual. O filme toca o inconsciente das pessoas mais sensíveis despertando assim a obrigação natural de ajudar o próximo, em que se bem resume numa das frases mais conhecidas e aplicadas no mundo espírita: “Fora da caridade não há salvação”, essa frase de conteúdo simples, assim como os 10 mandamentos de Deus, não requer de nós esforços físicos quase que sobrenaturais, como atravessar desertos ou escalar montanhas, para que se faça cumprir.

Compreendo que é uma luta, não só para todos encarnados que aqui estão como os desencarnados que ainda estão atraídos a este globo. O importante ressaltar é que com o tempo a dificuldade da obrigação passa ser uma prazerosa felicidade.

“A verdadeira felicidade está nas portas mais estreitas”

Quando ouvimos falar em caridade, pensamos logo em dinheiro:
0500-2010-005 para doar R$ 5,00
0500-2010-015 para doar R$ 15,00
0500-2010-040 para doar R$ 40,00

Em tal situação, muitos de nós pensamos: “estou sem dinheiro”, esquecendo que a verdadeira caridade não possui barreiras, ela está em nosso dia a dia.

Ter paciência com as limitações e imperfeições dos que estão a nossa volta é um ato de caridade, o simples fato de ouvir é uma caridade, sorrir, desejar tudo de melhor e que tudo de certo, pode ser o auxílio ideal para aquele que passa por situação ou momento adverso.

No último Sábado, tivemos o Criança Esperança, ótimo, eu assisti e adorei, mas a todos que lêem minhas indagações, peço que reflitam, já que não adianta ligar para contribuir, e na Segunda-feira cruzar com uma criança de rua e desejar que todas as crianças de rua sejam exterminadas ,acreditando assim, que a cidade ficará mais tranqüila e menos violenta. Assim, quem doa, dá um passo para frente e dois para trás.
Ainda nesse embalo, se encaixa o Mc Dia Feliz, a ser realizado no próximo dia 28 de Agosto.

Terça Feira, dia 17, compareci ao HEMORIO para uma contribuição solicitada pela minha amiga Monique. Estava conversando com a enfermeira, e mesma relatava que existem pessoas que vão para a doação em busca do lanche (um croassant, um achocolatado, um suco e um bolo). Sinceramente não sei se o que mais chama a minha atenção é a fome que algumas pessoas estão passando ou a falta do espírito da doação “sem ganhar” automaticamente nada em troca. Para que a bolsa de sangue chegasse aos 450 ml marquei 7 minutos, é super rápido! Se mesmo depois dessas palavras você ainda não pensou “vou lá na primeira hora disponível que eu tiver”, pense que um dia você pode precisar, e vai Ter que pedir para familiares e amigos irem doar, Deus lá de cima só observando seus atos lhe toca sensivelmente e a pergunta dele que invade sua consciência é “Meu filho você algum dia doou ?”.

No próximo mês, dia 03, tem estréia filme “Nosso Lar”, o longa é uma adaptação do livro escrito por Chico Xavier ditado pelo espírito Andre Luis, que conta o que ocorre com o nosso espírito depois que se separa do corpo físico.

Puro esclarecimento, e apenas com essa simples questão, creio que cada vez mais pessoas estão buscando o conhecimento da doutrina espírita, que propicia que se possa entender que para tudo há um “porque”, onde não há obrigações, afinal temos o nosso livre arbítrio. Um caminho que sai um pouco da religião e se volta mais para o coração, o desejo, a importância e a preocupação em saber se o SEU CORAÇÃO, que é mais importante que o MEU, está batendo no compasso da FELICIDADE.

Mas não se esqueça que colhes aquilo que planta e/ou plantou, afinal, por aqui, não existe mágica!!!

Gostaria de agradecer com esse texto aos irmãos
Drica, Monique, Dani, Thatha e Jot@c.


Fiquem em paz, um beijo, até quinta

Léo Saraiva

6 comentários:

  1. Parabéns Léo este post realmente mexe com uma das coisas mais profundas do ser humano, o egocentrismo das pessoas que fazem as coisas esperando o retorno a si proprias, quando na verdade deveriam "praticar o bem sem saber à quem"... seu blog esta dez continue assim .... abraços de seu irmão...


    Luiz gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bacana a história e mais incrivel ainda é como as energias se voltam a nós. Se fizer o bem receberá o bem, se fizer o mal receberás o mal na mesma intensidade.
    Quanto ao filme do Adnré Luiz, eu verei assim como vi o do Chico, quanto mais eu me aprofundar nessa nova experiencia q é a doutrina espirita tenho certeza q só tenho a ganhar, a aprender junto com o insentivo do meu amigo Léo e da minha amiga Rose. Tenho certeza q encontrei o que eu sempre quis, mas que não tinha tido a oportunidade e também pela falta de por falta de informação. Amandoo !
    Léo >>>>>>>>>>>>> Anjo !! Bjoo =*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo,você disse tudo.
    Muito linda essa mensagem.
    Temos que agradecer tudo e todos.
    E caminhar sorrindo, desejando o bem do próximo e sempre arrumar um tempo para ouvir, para dar um abraço.
    Caridade é desejar o bem do nosso semelhante é ser voluntário em obras assistenciais, se doar sem nada em troca.
    Muitos precisam dos nossos sorrisos e nós precisamos dos sorrisos alheios.
    Vivemos em um mundo que só cobra e só quer e esquecem de doar e desejar o bem.
    Façam sua parte,reflitam sobre seus atos.
    Ame o próximo, essa é a base.
    Amigo que a luz divina esteja sempre com você.
    Assim seja...

    ResponderExcluir
  5. Incrivel! Adorei o post dessa semana. É inacreditavel como a caridade pode ser realizada a cada momento do nosso dia e muitas vezes fechamos os olhos pra isso. Mas eu ainda acredito na humaninade... e tenho fé. sempre.

    Beijos cheirosos pra vc amigo!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Léo, lindo o texto e fico grato pela dedicatória, mas vc sabe que não era necessária. Sou teu irmão, "padrinho"(rsrsrsrs) e principalmente AMIGO, que está sempre pronto a judar sempre que precisar e qdo não precisar também. Bjs no coração.
    Jot@C St@ffBull

    ResponderExcluir